Artrose no tornozelo e tratamentos

A artrose de tornozelo se origina pelo desgaste progressivo da cartilagem das articulações do tornozelo. É comum que, com o passar dos anos, o tornozelo se mostre mais rígido e com deformações.

Também podem aparecer os clássicos osteófitos, que é uma condição muito dolorosa, além de limitante.

As causas que favorecem a aparição da artrose de tornozelo podem ser diversas:

  • Ter sofrido várias entorses;
  • Ser esportista;
  • A presença de cistos ou crescimento ósseo anormal.

Não obstante, os transtornos autoimunes, tais como a artrose reumatoide ou a psoríase, também podem favorecer a aparição progressiva desse problema.

Destacamos, por último, que nem sempre há uma causa específica que produz essa artrose de tornozelo. Às vezes, sofremos com o que se chama de “artrose primária”, característica de pessoas com idade avançada.

Tratamentos

Infiltrar o tornozelo

Um dos tratamentos mais habituais é a infiltração das articulações à base de ácido hialurônico ou de corticoides.

  • As infiltrações melhoram a mobilidade das articulações de forma temporal (por um período), já que elas permitem a “lubrificação” dessas estruturas, proporcionando melhor mobilidade.

Prevenção

  • Pratique exercícios de movimentação na piscina.
  • Caminhe por superfícies planas onde não haja desníveis.
  • Mantenha um peso adequado.
  • Evite o uso intensivo de sapatos de salto alto.
  • Procure andar algumas horas descalços pela casa, evitando regiões que possam causar riscos.

Tratamento cirúrgico

Quando nosso ortopedista dá o diagnóstico, temos a opção de aliviar esse problema mediante uma intervenção cirúrgica conhecida como artroscopia.

  • É eficaz nas fases iniciais, onde se corrige a articulação mediante uma operação simples e, na maioria das vezes, rápida.

Por outro lado, e apenas nos casos mais graves, pode-se optar pela prótese do tornozelo onde a destruição da articulação está muito avançada.

Dessa maneira, recuperaremos a total mobilidade da articulação.

Compartilhe a informação
Tornozelo e Pé - Brasília
Tornozelo e Pé - Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *