Dor no calcanhar: o que pode ser?

A dor no calcanhar é um problema comum nos pés. A dor geralmente ocorre sob o calcanhar ou logo atrás, onde o tendão de Aquiles se conecta ao osso do calcanhar. A dor em alguns casos pode afetar a região lateral do calcanhar.

O osso do calcanhar é o maior dos 26 ossos do pé humano, que também tem 33 articulações e uma rede de mais de 100 tendões, músculos e ligamentos. Como todos os ossos, está sujeito a influências externas que podem afetar sua integridade e sua capacidade de nos manter de pé. A dor no calcanhar, às vezes incapacitante, pode ocorrer na região da frente, atrás, ou no fundo do calcanhar.

Cada quilômetro a pé você coloca 60 toneladas de estresse em cada pé. Seus pés podem aguentar uma carga pesada, mas muito estresse os empurra acima de seus limites. Quando você bate os pés em superfícies duras praticando esportes ou usando sapatos que irritam os tecidos sensíveis, você pode desenvolver dor no calcanhar, o problema mais comum que afeta o pé e o tornozelo.

Um calcanhar dolorido geralmente melhora sozinho, sem cirurgia, se você descansa o suficiente. No entanto, muitas pessoas tentam ignorar os primeiros sinais de dor no calcanhar e continuar fazendo as atividades que causaram isso. Quando você continua a usar um calcanhar dolorido, ele só piorará e poderá se tornar uma condição crônica que leva a mais problemas. Cirurgia raramente é necessária.

dor no calcaneo

O que causa a dor no calcanhar

eja abaixo algumas causas comuns de dor na região do calcanhar:

  • Corrida inadequada – Correr pode colocar muito estresse nos pés. Com o tempo, toda aquela batida na calçada pode irritar a parte inferior dos pés. De acordo com a American Foot and Ankle Society, a dor no calcanhar é a condição mais comum do pé e tornozelo. A boa notícia é que você provavelmente não precisará pendurar o tênis para sempre. Dor no calcanhar geralmente resolve por conta própria com tratamento conservador se você descansar seu calcanhar dolorido.
  • Rigidez – A rigidez provocada pela artrose tibiotalar ou subtalar podem causar dor no calcanhar.
  • Desalinhamento dos pés – quando o pé é desalinhado a dor no calcanhar é bem comum. Nesse caso a sobrecarga aplicada em cada lado é diferente, algumas vezes o desalinhamento é para dentro, e por isso o indivíduo tem o tipo de pisada supinada, pois a força está sendo exercida na parte externa do pé. No tipo de pisada pronada a pressão é na parte de dentro do pé.
  • Sobrecarga – O excesso de carga é um grande vilão das dores nos pés. O excesso de peso não sobrecarrega apenas o pé, mas o sistema musculoesquelético todo. Mas essa sobrecarga também pode ser relacionada ao aumento de trino ou uma pisada inadequada. Se uma pessoa aplica uma pressão muito grande, enquanto corre ou simplesmente caminha pode acabar gerando uma dor no calcanhar.
  • Traumas – Já falamos dos impactos que o pé sofre com a sobrecarga em uma corrida ou caminhada, mas também existem os traumas como entorses e fraturas. As entorses de tornozelo são lesões comuns, principalmente nos esportes. Já as fraturas são bem mais graves e podem precisar de um procedimento cirúrgico para corrigir. Elas podem acontecer diretamente no calcâneo ou nos ossos que fazem parte dessa região.
  • Calçados inadequados – Muitas vezes uma pessoa têm dor no calcanhar e não imagina que a causa pode ser o calçado. Os calçados com solado rígido não absorve o impacto, mas eles não são os únicos, os calçados com a parte de trás rígida e que aperta a região também ajuda a causar a dor.
  • Calos – sim, os calos podem causa dor no calcanhar, isso porque a região recebe muita carga e sofre pressão, por causa disso podem aparecer calos e ressecamentos e por esse motivo a dor pode aparecer.
  • Fascite plantar – é uma inflamação na fáscia plantar, ou seja, no tecido que recobre a sola dos pés. Pode aparecer o esporão de calcâneo, que é defesa do organismo para reduzir a dor, calcificando a inserção da fáscia, não provoca sintomas. É a causa mais comum de dor na parte inferior do calcanhar. Aproximadamente 2 milhões de pacientes são tratados para essa condição a cada ano.
  • Tendinite de calcâneo – A tendinite de Aquiles é uma condição comum que ocorre quando o tendão grande que corre pela parte de trás da perna fica irritado e inflamado. Embora o tendão de Aquiles possa suportar grandes tensões decorrentes da corrida e do salto, ele também é propenso a tendinites, uma condição associada ao uso excessivo e à degeneração.
  • Bursite retrocalcânea – é uma inflamação da bursa. Uma bursa é um saco cheio de líquido. Seu corpo tem muitos deles. Eles são encontrados em áreas onde atrito pode ocorrer, como entre tendões e ossos. O fluido dentro deles ajuda a aliviar o atrito durante o movimento. Se eles se machucarem ou ficarem irritados, você poderá sentir dor na região de trás do tornozelo.
  • Deformidade de Haglund – esse é um crescimento ósseo anormal que ocorre por excesso de carga e demanda do tendão de calcâneo, o problema pode causar inflamação no tendão ou na bursa retrocalcânea.

Já deu para conferir que a dor no calcanhar pode ter inúmeras causas, algumas delas são bem simples e não causam muita dor ou problema. Mas outras já são um pouco mais complicadas e demandam um pouco mais de atenção.

Compartilhe a informação
Tornozelo e Pé - Brasília
Tornozelo e Pé - Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *