O que é o Neuroma de Morton

O neuroma de Morton é uma inflamação e espessamento no nervo interdigital (que fica entre os ossos dos dedos) que causa causa dor e desconforto nos pés.

A doença tem cura. Seu tratamento se dá através de terapias (fisioterapia, palmilhas e infiltrações) ou intervenção cirúrgica. A cirurgia para tratar o neuroma de Morton é a ressecção do neuroma por uma pequena incisão no dorso do pé.

Apesar de não haver consenso sobre a causa da doença, as hipóteses mais plausíveis é de que ela ocorre devido ao uso de salto alto, sapatos apertados e a prática esportiva intensa.

A doença é muito mais comum em mulheres do que em homens. Aproximadamente 8 em cada 10 pacientes que sofrem com neuroma de Morton são mulheres.

O diagnóstico do neuroma de Morton é simples e normalmente não são necessários muitos exames (ultrassonografia ou ressonância magnética). Na maior parte dos casos, o simples apalpar do médico na região da dor pode diagnosticar com certo grau de certeza a presença da enfermidade.

A melhor maneira de prevenir a doença se dá através do uso de sapatos confortáveis e espaçosos, além do descanso entre atividades físicas e a prática de massagear os pés com regularidade, para estimular a circulação sanguínea, instruções aqui.

Compartilhe a informação
Tornozelo e Pé - Brasília
Tornozelo e Pé - Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

1 Comment

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *