Síndrome do Túnel do Tarso

Dor no tornozelo e na sola do pé podem ser provocadas pela síndrome do túnel tarsal.

Esta síndrome é decorrente de situações que levam a um aumento de pressão no interior do túnel do tarso, como em casos de inflamação ou aumento dos tecidos moles ao redor do nervo tibial, como nos casos de sequelas de fraturas, cistos sinoviais, tumores, varizes e inchaço decorrente do diabetes.

Clinicamente, os pacientes apresentam dor na sola do pé, comumente descrevendo-a como uma sensação de queimação ou de formigamento. Pode haver a intensificação dos sintomas durante a prática de exercícios físicos, quando em pé ou por andar por longo período de tempo. Os sintomas ficam mais brandos quando em repouso. Caso o quadro se agrave, pode haver fraqueza e atrofia do pé.

O diagnóstico é basicamente clínico com avaliação de possíveis diagnósticos diferenciais como fratura stress no calcâneo, fasceite plantar esporão e tendinite do aquiles.
A eletromiografia (EMG) e estudos de condução nervosa pode ser útil na confirmação do diagnóstico. Ressonância magnética pode ser utilizada para identificar eventuais lesões subjacentes e o  lugar específico de compressão.

Tratamento Conservador
O tratamento conservador, inclui manipulação e liberacao miofascial . Sustentações de arco com palmilhas e sapatos mais largos podem aliviar com sucesso o desconforto da síndrome do túnel do tarso. Se a inflamação do nervo está causando a compressão, fármacos anti-inflamatórios não-esteroidais podem ser benéficos.
Injecções de esteróides podem também ser eficazes.
Órteses para pés planos podem ajudar.

Cirurgia
A descompressão cirúrgica por parte do retináculo flexor deve ser considerada quando os sintomas significativos não respondem ao tratamento conservador. A cirgia  deve ser realizada precocemente para prevenir a fibrose do nervo e da musculatura intrínseca do pé.
Liberação do túnel do tarso demonstrou ser muito eficaz no alívio dos sintomas e melhora ou resolve os sintomas da síndrome do túnel do tarso em 85% a 90% dos casos.

Tornozelo e Pé - Brasília
Tornozelo e Pé - Brasília

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *