Tipos de pisada e a relação com dores no joelho

Pisada pronada

É a excessiva pisada para dentro (pé plano). Assim que o pé toca o chão, ele apoia-se no seu lado mais interno, usando o dedão para ganhar mais impulso.

– A energia da pisada vai forçar as estruturas internas da perna, podendo causar canelite (dor causada por uso excessivo ao longo da tíbia, o osso frontal grande na parte inferior da perna), além de forçar o joelho na parte interna.

Pisada supinada

A mesma coisa vai acontecer qunado pisa mais para fora (pé cavo). A marcha pode causar dores nos tendões na lateral nos joelhos e nas pernas.

– Os supinadores tendem a ter mais dores e câimbras na região das panturrilhas devido à tensão excessiva nesses músculos. Além disso, também podem sofrer retração da fáscia plantar, que pode levar a inflamações e dores nos tecidos plantares, e têm mais predisposição de entorses de tornozelo.

Pisada Neutra

Os movimentos de pronação e supinação ocorrem naturalmente, ou seja, os movimentos que o pé realiza para dentro e para fora não são acentuados mantendo o equilíbrio da articulação.

Como evitar os problemas causados pelo tipo de pisada?

Como essa alteração é anatômica, definida pela genética e desenvolvimento, o tratamento é preventivo.

Calçados confortáveis e adequados para o trabalho ou atividade esportiva.

Musculação para aumentar a resistência das articulações e fortalecer os grupos musculares dos membros inferiores, diminuindo os riscos de lesões, como estiramentos e rupturas musculares, e promovendo o fortalecimento ósseo.

O aumento da resistência física e o ganho de massa magra, além de reduzir o sobrepeso do indivíduo, também ajudam a reduzir eventuais dores que poderiam aparecer nos membros inferiores.

Não se sabe se é o joelho afetando os pés, ou os pés afetando os joelhos, e o mesmo se diz dos quadris,no fim é um conjunto que tem de ser melhorado como um todo.

Palmilhas estão indicadas no caso de dor e calosidades, sem melhora com o fortalecimento ou fisioterapia, e para adaptar os calçados na impossibilidade de troca.

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe a informação
Tornozelo e Pé - Brasília
Tornozelo e Pé - Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *